A prática docente mediada por materiais didáticos digitais interativos



Trabalho

Ano: 2015

Tipo: Dissertação

Agência fin.: CAPES

Grau: Mestrado

Disciplina: Linguagem e Educação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Mestrado em Linguística Aplicada

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Lopes, Jezreel Gabriel

Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo


Assunto: Lingua materna - Estudo e ensino,Multiletramentos,Computacao movel,Tecnologia educacional,Ensino auxiliado por computador,Multimidia interativa,Native language - Study and teaching,Multiliteracies,Mobile computing,Educational technology,Computer-assisted learning,Interactive multimedia


Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar, por meio de pesquisa de observação participante, uma experiência de uso de material didático digital interativo (MDDI) para tablets a fim de verificar como se realizam os processos de produção e condução da prática docente nessas condições. Para isso, buscou-se, inicialmente, definir o contexto contemporâneo mediado pelas novas tecnologias da informação e comunicação, cujas práticas sociais, nos mais diversos âmbitos da vida humana, tornam-se cada vez mais permeadas por multiletramentos (COPE, KALANTZIS, 2006 [2000]), e novos letramentos (LANKSHEAR, KNOBEL, 2007). Por meio da definição desses conceitos, construiu-se embasamento para orientar a produção do MDDI utilizado no estudo. Além disso, a pesquisa evidencia os conflitos decorrentes da coexistência de dois ethos distintos, elucidados, entre outros fatores, pela popularização das tecnologias móveis (tablets e celulares). A inserção desses dispositivos móveis na escola gerou conflitos entre professores, instituições e alunos, pois rupturas nos paradigmas educacionais tornaram-se evidentes. As abordagens teóricas para embasamento da análise da pesquisa voltaram-se para a estruturação da aula mediada por MDDI (BAZERMAN, 2005, ROJO, 2007) e os processos de interação, por meio da constituição da interlocução em sala de aula (BATISTA, 1997), entre professores e alunos e também os processos de interação estabelecidos entre alunos e MDDI. Todos esses objetos de análise foram organizados por meio de três planos de análise constitutivos (institucional/comunitário, interpessoal e pessoal) de uma atividade sociocultural (ROGOFF, 1995) . Ao término do estudo, foi possível constatar que a mera disponibilidade tecnológica não é suficiente para que as práticas de ensino englobem os multiletramentos e os novos letramentos. Faz-se necessário, para isso, um projeto pedagógico que considere claramente os propósitos da introdução da tecnologia em sala de aula. Além disso, o trabalho com MDDI construído a partir do conceito de protótipo faz com que o professor assuma um papel ativo na seleção de gêneros, escritos e/ou multissemióticos, que constituem o material, na escolha de objetivos pedagógicos a serem alcançados e os caminhos de estudo pelo MDDI ao longo de uma aula. Nossos resultados apontaram também para, nesse contexto, o professor assumindo um papel de mediador e organizador das informações constituintes do objeto de ensino ao longo da aula. Quanto ao uso do MDDI por alunos, percebeu-se a tendência a manter práticas de leitura linear e pouco incidência no uso dos recursos oferecidos pelo MDDI e dispositivo móveis para pesquisa. Por fim, embora não tenha sido o foco da pesquisa, foi possível constatar que atividades em que alunos se engajam no contexto de ensino mediado por MDDI podem ser conduzidas de forma a valorizar práticas colaborativas, que fazem uso de novas tecnologias e exigem o trabalho com a habilidade de interpretar e estabelecer relação entre as informações de gêneros constituídos por semioses diversas


Abstract: Abstract: This research aimed to analyze, through participant observation research, the processes and conduct of teaching practice mediated by digital interactive courseware (DIC) for tablets. For this purpose, we attempted to define the contemporary context mediated by new information technologies and communication, whose social practices in various spheres of human life, become increasingly permeated by multiliteracies (COPE, KALANTZIS, 2006 [2000]) and new literacies (LANKSHEAR, KNOBEL, 2007). By defining these concepts, it was built foundation to guide the production of DIC used in the study. In addition, the survey highlights the conflicts arising from the coexistence of two distinct ethos, elucidated, among other factors, the popularization of mobile technologies (tablets and mobiles). Entering these mobile devices in school generated conflicts between teachers, students and institutions, as disruptions in educational paradigms became evident. The theoretical approaches to the analysis of the research foundation turned to the structuring of the class mediated DIC and interaction processes, through the establishment of dialogue in the classroom between teachers and students and also the processes of interaction established between students and DIC (BAZERMAN, 2005, ROJO, 2007). All these objects of analysis were organized through three constitutive planes of analysis (institutional / community, interpersonal and personal) from a sociocultural activity (ROGOFF, 1995). At the end of the study, it was found that the mere technological readiness is not enough that teaching practices of multiliteracies and new literacies. To achieve this, it is necessary an educational project that clearly consider the purpose of the introduction of technology in the classroom. In addition, work with DIC built from the prototype concept makes the teacher take an active role in the selection of genres, whether written or multisemiotic, constituting the courseware, the choice of educational objectives to be achieved and the ways study over the DIC a class. Our results also pointed out, in this context, the teacher assuming a role of mediator and organizer of the constituent information of the object of teaching during the class. Regarding the use of the DIC by students, it was noticed the tendency to maintain linear reading practices and little effect on the use of resources offered by the DIC and mobile device to search. Finally, although it was not the focus of research, it was found that activities in which students engage in educational context mediated by DIC could be conducted in order to enhance collaborative practices that make use of new technologies and require working with the ability to interpret and establish the relationship between the information of multisemiotic genres,\$aLinguagem e Educação,\$a228/2013,\$aCAPES


Referência: LOPES, Jezreel Gabriel. A prática docente mediada por materiais didáticos digitais interativos. 2015. 1 recurso online (158 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: